Autor Tópico: Montar Kit cilindro  (Lida 5377 vezes)

Rossifumi (M1)

• Membro
  • '08 ?? ???
Re: [Tutorial] Montar Kit cilindro.
« Responder #30 em: Novembro 26, 2006, 09:45:17 »
tens toda a razão m1, mas no caso desses kit´s a culassa foi desenhada para ser colocada na vertical visto que nessa posição tem de um lado uma zona que esta desgastada para não tocar na bobine.

Enganaste. O kit ADA e o réplica ADA tem. Este não tem! A culassa eh completamente igual dos 4 lados.
Registado

k@p@46

• Membro
  • MT-A2 MT-A4
« Responder #31 em: Novembro 26, 2006, 10:19:14 »
os replica  ada tb não têm sentido vertical...Estava-me a referir aos que inicialmente estavam em discussão.
Registado

MT-A3 e MT-A4 V3
Nao é o tamanho que importa\É a maneira
como a conduzes!!!
MINIMOTORACERS.NET

Netwolf

• Membro
« Responder #32 em: Novembro 26, 2006, 22:01:59 »
Caro Rossifumi k eu me lembre n desrespeitei ninguém do fórum, muito pelo contrario. (Mas isso passa por leres bem os posts!!!)

Mas gostava que me explicasses melhor a parte da "turbina" e como o "flywheel" força a passagem do ar fresco pelo cilindro e culassa ...

Relativamente aos kits ADA no meu entender o kit é fabricado com o intuito de poderes trabalhar ao nível da taxa de compressão do motor...

No que diz respeito à Polini acho k já n é preciso avisar os rapazes k andam a montar as culassas ao contrario pk eles ja repararam nisso...

Relativamente ao motor que apresentas na imagem não o conheço nem conheço a moto que o incorpora mas posso reparar que alem da laminas da culassa estarem realmente na horizontal as laminas do cilindro estão na vertical ao contrario das dos vulgares kits k estão na horizontal.

Mas caso continues com duvidas a cerca do posicionamento das laminas, realiza o teste k referi no post. Coloca um sensor de temperatura e vai keimar com as laminas na vertical e posteriormente na horizontal e retira as tuas próprias ilações!!!
« Última modificação: Novembro 26, 2006, 22:20:17 por Netwolf »
Registado

Netwolf

• Membro
« Responder #33 em: Novembro 26, 2006, 22:30:57 »
Acabo de encontrar na net a imagem de + um jovem k acaba de adquirir um kit polini mto semelhante aos k colocamos nas nossas motitas.

Registado

Netwolf

• Membro
« Responder #34 em: Novembro 26, 2006, 23:31:29 »
Caro Rossifumi estive a dar uma vista de olhos muito por alto nos motores das minis refrigerados a ar polini (ver link 14).

http://www.polini.co.uk/downloads/14.pdf (Refrigeração a Ar)
http://www.polini.co.uk/downloads/15.pdf (Refrigeração a Agua)

Como pude constatar o motor que aparece na imagem do teu post é igual ao do eskema apresentado no link (14)  acima. O "flywheel" ou volante do motor em causa é semelhante ao de uma mota refrigerada a agua, nem possui palhetas para "forçar a passagem do ar"!!!
Nestes motores a culassa e o cilindro comportam-se como uma peça única no k diz respeito a condução do fluxo de ar, daí como já tinha constatado no post anterior as laminas do cilindro estares no sentido vertical, ao contrario das laminas dos cilindros dos vulgares kits de potencia.

Boas Curvas.
Registado

Rossifumi (M1)

• Membro
  • '08 ?? ???
« Responder #35 em: Novembro 26, 2006, 23:49:43 »
Caro Rossifumi estive a dar uma vista de olhos muito por alto nos motores das minis refrigerados a ar polini (ver link 14).

http://www.polini.co.uk/downloads/14.pdf (Refrigeração a Ar)
http://www.polini.co.uk/downloads/15.pdf (Refrigeração a Agua)

Como pude constatar o motor que aparece na imagem do teu post é igual ao do eskema apresentado no link (14)  acima. O "flywheel" ou volante do motor em causa é semelhante ao de uma mota refrigerada a agua, nem possui palhetas para "forçar a passagem do ar"!!!
Nestes motores a culassa e o cilindro comportam-se como uma peça única no k diz respeito a condução do fluxo de ar, daí como já tinha constatado no post anterior as laminas do cilindro estares no sentido vertical, ao contrario das laminas dos cilindros dos vulgares kits de potencia.

Boas Curvas.

Daki a nada estamos a comentar motores de motoserra n??? Quantos desses motores são de minimoto???

Jah viste como poluiste o tópico com considerações completamente fora de âmbito???

Além de n respeitares os membros do fórum vens desta forma estragar os tópicos das outras pessoas!

Pq n crias um tópico só para ti: 'Posicionamento geo-estratégico das laminas da culassa'???

Se queres fazer considerações deste tipo envia pm, n postes 3 x's de seguida.

De caminho avisa os nossos amigos da Allzzurre(Espanha): tb estão a montar os cilindros do avesso:

PS: Graças a Deus existe um chico-esperto em Portugal que sabe montar culassas!!!
« Última modificação: Novembro 27, 2006, 00:09:20 por Rossifumi (M1) »
Registado

Netwolf

• Membro
« Responder #36 em: Novembro 27, 2006, 07:40:18 »
Motores de combustão interna são motores de combustão interna em qualquer sitio, nem pus nas imagens mas a polini realmente fabrica motores aos quais chama horizontais, mas a estrutura é modificada.

Pelo que vejo que n respeita os post colocados por outros utilizadores és tu ...

Eu coloquei o post com palavras um tanto ou quanto "agressivas" mas referi bem que não estava na realidade a querer ser ofensivo. O que volto a referir no post a seguir. Além de nunca ter mandando piadas no meu ver sim ofensivas para mandar mails para mudarem culassas.

Também não me vez a kerer impor a minha opinião, só a aceita kem kiser, tal como a tua opinião. Eu até digo pra fazerem um pekeno teste k n custa nada!!! Pra poderem tirar cada um as suas próprias ilações.

Relativamente à ALLZZURRE não sei se te mandaram algum material com a culassa com as laminas na horizontal, mas eu tenho um motor completo enviado por eles e a culassa vem com laminas na vertical...

E volto a referir acho k os PS são desnecessários, ainda mais para kem acusa outro de não respeitar os outros utilizadores.
Registado

dfelix

• Admin
  • Membro
  • *
  • GRC RR kit Race
« Responder #37 em: Novembro 27, 2006, 10:16:57 »
Meus senhores...
Evitem entrar em picardias sff...

Não leva a nado nenhum...

Já agora:

Mas gostava que me explicasses melhor a parte da "turbina" e como o "flywheel" força a passagem do ar fresco pelo cilindro e culassa ...

Simples:
As pás do volante magnético provocam uma deslocação de ar para o cilindro...

O sistema é antigo e é usado em muitos motores...
Nomeadamente os zundapp conhecidos por "turbina de ar"...
 :lol:

Se é eficiente ou não...
Isso já é discutivel...

Registado

Rossifumi (M1)

• Membro
  • '08 ?? ???
« Responder #38 em: Novembro 27, 2006, 12:08:52 »

Eu coloquei o post com palavras um tanto ou quanto "agressivas" mas referi bem que não estava na realidade a querer ser ofensivo. O que volto a referir no post a seguir. Além de nunca ter mandando piadas no meu ver sim ofensivas para mandar mails para mudarem culassas.

E volto a referir acho k os PS são desnecessários, ainda mais para kem acusa outro de não respeitar os outros utilizadores.

Amigo tb n pretendi ser ofensivo, estava soh a chamar te a atenção para a tua atitude.

Por enquanto ainda há no fórum quem te bata aos pontos em termos de mecânica.

A menos que a tua intenção seja a de aumentar o teu número de post independentemente da sua utilidade.

Já agora:

Simples:
As pás do volante magnético provocam uma deslocação de ar para o cilindro...

O sistema é antigo e é usado em muitos motores...
Nomeadamente os zundapp conhecidos por "turbina de ar"...
 :lol:

Se é eficiente ou não...
Isso já é discutivel...

dfelix, foste buscar estas ao bau? :)

Onde andaria o nosso amigo nos tempos 'áureos' destes motores???

NetWolf: Se queres mesmo provar a tua teoria faz o seguinte: corta as pás da turbina e vê quanto tempo dura o teu cilindro, ok? Em vez de mandares outros fazerem experiências fá-las tu e publica depois os resultados, de acordo?
Registado

Netwolf

• Membro
« Responder #39 em: Novembro 27, 2006, 16:20:20 »
Acredito k exista kem me bata aos pontos em mecânica, mas n deves ser tu com certeza!!!
Ainda não consegui ver nd escrito da tua parte com algum fundamento.

Relativamente às funções do "flywheel" estão documentadas em literatura variadíssima ... Eu ainda não inventei nada!!!

A questão de cortar as pás do volante eu não vou cortar as do meus, mas pelos vistos tu deves de ir pois das exemplos de motores polini em que os volantes nem uns "cotos" possuem ...

Eu não sou do tempo desse motor, mas também não acredito que tu o sejas, dos mais recentes talvez ... A não ser que sejas de 1969 altura em que foi lançada a C50.

http://www.motosantigas.com.br/zundapp/index.htm

Quase 100% das Zundapp possuem laminas verticais, repara que à motas inclusive possuem o cilindro já fora do "chassi" da mota.

E realmente no caso do motor em questão o fluxo gerado é efectuada pelo "flywheel", pois o ar é canalizado por esse género de "tubagem de ar" que vês na figura e que vai ser expelido para o exterior após ter passado pelo cilindro e culassa, como também se verifica na segunda imagem.

Mas já agora achas que a rotatividade e a taxa de refrigeração desse motor tem alguma coisa a ver com a dos motores das minis ...

Repara bem no topo de gama da Pocket Bike Unlimited - Big Bore Scorpion
http://www.pocketbikesunlimited.com/47-POCKET-BIKE-MOTORS.html

Até mesmo dentro do mundo das minis já reparaste bem em termos de rotatividade o motor de uma "chinesa" para o de uma polini ou uma blata...
Dentro das "chinesas" cada motor é quase como se fosse um motor diferente.

Mas volto a repetir. Experimenta fazer o pekeno teste com a sonda de temperatura e retira as tuas próprias ilações...

Acho k o que tinha k ser discutido sobre este assunto já o foi, agora cada um dos utilizadores deste fórum retira as suas próprias ilações.

Boas Curvas.
Registado

Sprozio

• Membro
« Responder #40 em: Novembro 27, 2006, 17:00:26 »
Continuo a defender que a culassa também é refrigerada pelo ar proviniente pelo volante magnético.

Se bem se recordam as MT-A2 que vinham de Espanha costumavam ter uma "capa" por cima do cilindro, que servia precisamente para concentrar o fluxo de ar proviniente da "flywheel".

E porque ter as alhetas na vertical ou horizontal? Com o fluxo de ar da deslocação da moto, o ar não vem concentrado, pelo que passa na culassa da mesma maneira, quer esteja na horizontal quer na vertical, o fluxo de ar ao atingir a culassa dissipa de maneira semelhante em ambos os casos. Lembrem-se que a posição do cilindro não é vertical...
O mesmo já não acontece com o ar vindo da "flywheel", se as alhetas estiverem na vertical, e visto que é um fluxo direcionado, o ar irá "esbarrar" na 1ª alheta e dissipar para trás em vez de atravessar toda a culassa.

Parece haver várias teorias, mas também é verdade que não vi nenhuma MT-A2 ter problemas de sobre-aquecimento com estes kit´s montados, fosse qual fosse a posição da culassa...

:ridin:
« Última modificação: Novembro 27, 2006, 17:17:56 por Sprozio »
Registado

"I dont drive fast, I just fly low"

Netwolf

• Membro
« Responder #41 em: Novembro 27, 2006, 17:09:28 »
Tiveste bem Sprozio!!!  :lol:
Registado

dfelix

• Admin
  • Membro
  • *
  • GRC RR kit Race
« Responder #42 em: Novembro 27, 2006, 17:32:23 »
Acredito k exista kem me bata aos pontos em mecânica, mas n deves ser tu com certeza!!!

Por favor...
Não entrem neste tipo de picardias...

Por muito que achamos que podemos saber sobre mecânica... a verdade é que não sabemos nada!
Normalmente quem sabe muita teoria, tem pouca experiência prática...
E quem tem muita experiência prática, por vezes falta-lhe a teoria...

A triste realidade é que este espaço é muito pobre tecnicamente...

Logo...
Ganhamos todos muito mais em partilhar o pouco conhecimento do que tempos do que entrar nesta troca de galhardetes inútil...

Mas continuando on-topic,

E realmente no caso do motor em questão o fluxo gerado é efectuada pelo "flywheel", pois o ar é canalizado por esse género de "tubagem de ar"
(...)
Mas já agora achas que a rotatividade e a taxa de refrigeração desse motor tem alguma coisa a ver com a dos motores das minis ...

Lá está...
Se é funcional ou não... é discutível.

A verdade é que o motor da Blata 2.5 (onde o motor da MT-A2 é baseado) funciona como um suposto turbina de ar...
Isso justifica-se pelas alhetas no volante magnético com intenção de provocar deslocação do ar.

Se o ar é canalizado lateralmente, tem lógica que as lâminas sejam colocadas na horizontal...

Quanto a outros kits... cada fabricante certamente que terá a sua teoria.
« Última modificação: Novembro 28, 2006, 12:12:35 por dfelix »
Registado

kemado

• Membro
  • kemado
« Responder #43 em: Novembro 27, 2006, 18:08:19 »
Pessoal tenham calma... Eu mais do que ninguém percebo e estou dentro do assunto, por alguma razão foi inventada a "turbina", o Sprozio tem razão. O volante de motor tem as pás que fazem com que o ar se desloque para arrefecer a culassa, o cilindro e a culassa necessitam de serem arrefecidos, para terem a culassa com as palhetas na mesma direcção primeiramente estão a anular o sistema de refrigeração, após isso necessitas que as palhetas do cilindro a da culassa sejam muito maiores para obter o ar produzido pela velocidade. mais dúvidas conctatem-me...

Obrigado
Registado

kemado

Netwolf

• Membro
« Responder #44 em: Novembro 27, 2006, 19:12:44 »
Uma grande verdade, dfelix !!!  :)

Concordo plenamente no que diz respeito ao motor mta-02 (replica blata 2.5) dai a orientação das laminas do cilindro e o desenho do "start" que acompanha o cilindro quase como se o quisesse envolver, dando origem à "turbina de ar".

Relativamente aos kits o aproveitamento é maior com as laminas na vertical. Já testei no meu motor k possui o "vulgar" kit. A ideia que fica é que existe algum fluxo aproveitado pelo volante que flui entre a laminas do cilindro e pelas pequenas laminas que circundam a culassa e que o topo da culassa com as laminas na vertical aproveitam o fluxo de ar proveniente do deslocamento devido ao seu tamanho.

Boas Curvas.
Registado