Autor Tópico: Montar Kit cilindro  (Lida 5375 vezes)

Rossifumi (M1)

• Membro
  • '08 ?? ???
Re: [Tutorial] Montar Kit cilindro.
« Responder #45 em: Novembro 27, 2006, 21:16:30 »
Tanta é a confusão que vai nessas cabecinhas!!!  :x :x :x

Por curiosidade estive a espreitar um kit da Dynamic Concept e a verdade é que os kits que eles comercializam(n me posso referir a qualquer outro) tem uma pequena ranhura na culassa que presumo deva ficar virada para o lado da bobine, logo, levando a que as alhetas fiquem em posição perpendicular ao motor ou, como o NetWolf diz, na vertical.

Mas se queres saber a verdade n é a dissipação de calor da culassa que é importante mas sim o do cilindro e se virem o caudal de ar q sai do lado esquerdo do motor podem verificar que é considerável.

Contudo, e como provam as fotos que aqui deixei de motores de minimoto com refrigeração forçada por ar(efeito turbina) o posicionamento é quase irrelevante.

« Última modificação: Novembro 27, 2006, 23:47:08 por Rossifumi (M1) »
Registado

Netwolf

• Membro
« Responder #46 em: Novembro 27, 2006, 21:30:25 »
Bastante bem observado da tua parte rossifumi...

Nunca tinha reparado em tal pormenor...

Abraço e Boas Curvas.
Registado

Seven

• Membro
« Responder #47 em: Dezembro 03, 2006, 19:34:56 »
Boas pessoal
a minha opinião e experiência a colaça ta bem montada
e verdade k o ar k sai da turbina e quente mas em relação a temperatura da colaça e bem mais frio
e verdade k o esse kit tem um desgaste para por na bobine e se for posto a colaça fica na vertical
eu tenho um kit desses para montar e já montei um na mini de um amigo meu
mas para mim esse sitio para por a bobine foi um erro do fabricante
basta ver os acabamentos dakilo para ver k e feito as 3pancadas ao contrario de outros kit k andam ai
eu tenho 21 anos quase 22 sei k sou novo mas mexo em motores a 2tempos des dos meus 12 anos adoro motores a 2 tempos e ainda hoje ando a ler livros sobre os 2tempos para me aprofundar mais
já me passou muito motores pelas mãos des de motores casal,zundap,sache,bws,lc,vespas,yz,tzr,dtr.ktm etc
e n por isso k sou mais k os outros
mas de todas a moto turbinadas todas k me passaram pela mão tem a colaça na direcção da turbina
agora n me venham dizer k um chinês qualquer que sabe mais k os engenheiros da yamaha e zundap etc...
para dar ex. k tenho razão em k a turbina e k refrigera o motor(também a deslocação do ar ajuda)um amigo tinha uma bws com um cilindro 47 ele fazia todos os dias a volta 15,20 klm para ir pó trabalho
um dia a vela foi a vida ficou empenado no caminho la lhe foram levar uma vela
como akilo e lixado de por a vela o gajo ja danado da vida partiu o plástico da turbina todo
la meteu a vela fez a volta de mais 2klm a moto agarrou por temperatura
depois a moto n andou mais o gajo compro um plástico novo sem mexer em nada no motor o moto andou pelo menos mais 2 meses(depois vendeu a) a fazer todos os dias apela viagem e nunca mais agarrou
agora cada um monta como kizer
fica aki o meu testemunho espero k possa ajudar alguém
 8)
desculpem o testamento
Registado

Netwolf

• Membro
« Responder #48 em: Dezembro 03, 2006, 23:17:25 »
Boas.

Das marcas que referiste e que sejam do meu conhecimento existem muito poucos modelos que utilizem o sistema turbina de ar.

A Zundapp C50 como referiu o dfelix anteriormente ...

A Casal 5

A Vespa

A Yamaha BW's (Scooters)

E a Super-Combinette

Se dermos uma vista de olhos por estes modelos a frente da mota impossibilita um bom fluxo de ar pela culassa, dai a utilização do sistema de turbina, com excepção da Casal 5 (possivelmente por uma questão económica, pois pelo que me consta este motor era o que equipava a C50).
Quando por algum motivo o fluxo de ar proveniente do deslocamento não consegue efectuar convenientemente a refrigeração da culassa , recorre-se ao sistema de "Turbina de Ar".

Nas pockets o sistema de turbina de ar funciona em motores originais em que o cilindro e a culassa são uma peça única, nos "vulgos" kits de potencia as minis aproveitam melhor o fluxo de ar proveniente do deslocamento do que o proveniente da turbina, servindo esta somente para refrigerar o cilindro e a zona inferior da culassa.

A  cena do motor "agarrar" e depois voltar a andar é muita estranha, o motor quando "agarra" por norma "parte", alem de que é provocado por uma lubrificação defeituosa (o que vindo de um motor yamaha não me espanta nada).

Boas Curvas.
Registado

dfelix

• Admin
  • Membro
  • *
  • GRC RR kit Race
« Responder #49 em: Dezembro 04, 2006, 00:53:07 »
A  cena do motor "agarrar" e depois voltar a andar é muita estranha, o motor quando "agarra" por norma "parte" ...

Estranha?
Bolas!!!! Não há nada de estranho nisso...

Podes perfeitamente achar que a tua moto está normal e ao abrir a culassa descobrir um misterioso risco no cilindro...

Registado

Seven

• Membro
« Responder #50 em: Dezembro 04, 2006, 01:53:19 »
eu sei k a moto ficou com marcas no cilindro e piston
eu so tou a kerer vou dizer e k a moto agarrou pork n tinha o plástico da turbina
e verdade k a minimotos tem mais arrefecimento k a bws por ex n tou a por isso em kestao so tou a dizer k a moto fica com melhor arrefecimento com a colaça de lado isto n ker dizer k se meter de frente ela vai agarrar tu a dizer k pelo k eu obeservei em todos ou modelos turbinado e k a colaça fica de lado e é o k axo tambem k a mini deve levar pork a nivel de aerodinâmica o cilindro n tem vantagem nenhum pois o vento bate na parte de cima na colaça quase no sentido da vela(no kit 44)

eu axo k n terás vantagem em montar a colaça com as laminas de frente visto  k o ar n vai passar por la
:S
Registado

Netwolf

• Membro
« Responder #51 em: Dezembro 04, 2006, 07:54:58 »
Há alguma cena estranha quando me dizem que parto o plástico, ando quase 13Km e a mota para porque o motor "agarrou" e a seguir quando substituo o plástico volta a andar!!! (Opinião pessoal)
Mas pelos vistos o motor ficou com umas "tatuagens"!!! E o que é certo é que o "agarrar" na grande maioria dos casos não tem haver "directamente" com sistemas de refrigeração mas sim com sistemas de lubrificação.

Essa mota que aparece na imagem tal como referi utiliza o sistema de turbina de ar, pois esse é o motor de origem que costuma vir nas pockets, em que o cilindro e a culassa são uma peça única.
« Última modificação: Dezembro 04, 2006, 09:57:23 por Netwolf »
Registado

dfelix

• Admin
  • Membro
  • *
  • GRC RR kit Race
« Responder #52 em: Dezembro 04, 2006, 11:23:31 »
...na grande maioria dos casos não tem haver "directamente" com sistemas de refrigeração mas sim com sistemas de lubrificação.

Epá...

Um motor pode gripar por 3 motivos:
- Falta de lubrificação.
- Temperatura.
- Desgaste acumulado do material.

A falta de lubrificação normalmente tá relacionado com erro humano.
Má preparação da mistura e má escolha de lubrificante podem ser as causas mais comuns, mas a falta de conhecimento no manuseamento do motor a 2 tempos também ajuda.  A maioria da malta esquece-se que estes motores só são devidamente lubrificados em aceleração...

>Um motor quando gripa por falta de lube ou cola ou ou marca o cilindro a toda a volta...

Os grips derivados de temperatura são muuiiittoooo frequentes.
Normalmente acontecem quando a malta não aquece devidamente o motor, ou param imediatamente quando este está em elevadas temperaturas.

Mesmo com uma mistura rica em lube, a zona da janela de escape tende a ficar substancialmente mais quente que a restante área do cilindro, e submeter um motor a regimes elevados nestas condições pode levar a formar pontos quentes nos rebordos da janela.

Da mesma forma, quando um motor em altas temperaturas é desligado de repente, obriga o segmento a ficar em contacto directo com a janela de escape podendo a colar parcialmente durante o arrefecimento.

Por vezes basta dar à corda para o piston descolar...
Mas... há uma forte probabilidade do segmento desenhar um risco no cilindro.

>Quando um motor gripa por sobreaquecimento, normalmente o cilindro fica riscado na zona da janela de escape.

O desgaste acumulado de material pode causar também problemas...
Um motor com valentes horas de rodagem pode ter já o segmento debilitado ao ponto deste partir... e consequentemente causar problemas.

Mas claro... como voçês sabem sempre tudo e obviamente já sabem tudo isto, não valia a pena ter me dado ao trabalho de perder 10 minutos do meu precioso tempo a escrever este post!

« Última modificação: Dezembro 04, 2006, 11:25:12 por dfelix »
Registado

Seven

• Membro
« Responder #53 em: Dezembro 05, 2006, 17:41:36 »
Há alguma cena estranha quando me dizem que parto o plástico, ando quase 13Km e a mota para porque o motor "agarrou" e a seguir quando substituo o plástico volta a andar!!! (Opinião pessoal)
Mas pelos vistos o motor ficou com umas "tatuagens"!!! E o que é certo é que o "agarrar" na grande maioria dos casos não tem haver "directamente" com sistemas de refrigeração mas sim com sistemas de lubrificação.

Essa mota que aparece na imagem tal como referi utiliza o sistema de turbina de ar, pois esse é o motor de origem que costuma vir nas pockets, em que o cilindro e a culassa são uma peça única.

estranho pork?????caso n saibas uma moto quando agarra mtas das vezes fica so com algumas marcas no cilindro e no piston e se meteres a moto a trabalhar a moto volta a trabalhar quase normal

agora tambem tas me a crer dizer k as motos so agarram por falta de lubrificação
e k n agarra por temperatura!!!!

sim e verdade k o cilindro e a culassa sao uma peça so mas k eu saiba a deslocação de ar na moto e mesma
n sei digo eu
Registado

Seven

• Membro
« Responder #54 em: Dezembro 05, 2006, 17:44:48 »
eu so tentei ajudar e explicar pork e k eu axo k ta bem montada
agora montam como kizerem
eu n vou postar mais neste topico para n entrar em picardias
ainda por cima quanto estão a duvidar de uma pessoa
Registado

Rit Rit